A História dos
Videogames - Parte 4
1976
- SURGE O FAIRCHILD CHANNEL F, O
PRIMEIRO CONSOLE PROGRAMÁVEL DA HISTÓRIA
Eis aqui um ilustre desconhecido de todos nós, o Zircon/Fairchild
Channel F. Seu nome aparece nesta
matéria devido a uma novidade que mudou para
sempre a indústria gamística: foi o primeiro
console "programável", onde o usuário
poderia trocar os jogos que eram acondicionados em
cartuchos. Não era mais necessário fazer operações
complicadas para mudar o jogo; você poderia comprá-los
nas lojas, quando quisesse. O engraçado é que os
cartuchos vinham numerados - já que a Fairchild era a única
fabricante de jogos - para não confundir o
consumidor. Desta forma, o usuário
economizaria no hardware, e gastaria mais no
software, teoria que ainda hoje é a base da
indústria de videogames. O Channel F vinha
com uma biblioteca de jogos diversificada, que
continha desde conversões de clássicos dos
arcades, como Computer Space e Space Invaders
(lançado mais tarde), títulos de esporte (Hockey
e Tennis) até versões digitais de jogos de
tabuleiro e cartas como Forca, Gamão, Jogo da
Velha e Poker.
É engraçado, mas
naquela época os cartuchos do Fairchild Channel F
vinham numerados, para não confundir os
consumidores na hora da compra. Afinal de contas,
era o primeiro console programável da história!
Pela
qualidade ruim e simplicidade extrema dos seus apenas 26 jogos
lançados, o Zircon/Fairchild Channel F não
foi bem sucedido e teve vida curta; e hoje em dia,
embeleza os museus de aparelhos eletrônicos
espalhados pelo mundo.
Uau! Estes eram
alguns dos complexos jogos do Fairchild Channel F:
1) Shooting Galery
(no qual se inspirou Combat do Atari 2600?). 2)
Tic Tac Toe (Jogo da Velha). 3) Desert Fox.
4) Spitfire (também inspiração para Combat?).
5) Math Quiz 1(contas de adição e subtração).
6) E Doodle/Quadradoodle,
onde você fazia belíssimos desenhos na tela,
enquanto se divertia!
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